Black Clover

Escrita e ilustrada por Yuki Tabata, Black Clover é uma série de mangá shonen publicada no Japão pela revista Weekly Shönen Jump e, no Brasil, publicada pela editora Panini.

A obra conta com 278 capítulos no mangá e, aproximadamente, 157 episódios no anime. 

Além de mostrar o protagonista vivendo para se tornar o Rei Mago, o anime/mangá rendeu teorias sobre a origem de Asta, quem é sua mãe e quais são seus poderes e habilidades.

A origem do garoto é um completo mistério e o que se sabe até agora é que, segundo a Rainha Bruxa, Asta é um produto de mutação.

O que isso significa? Vamos ver!

Sinopse

Nesse mangá somos jogados em um mundo onde a magia é algo comum e qualquer um a possui. Bem, qualquer um menos Asta, o protagonista.

Black Clover conta a história de Asta e Yuno, dois garotos órfãos que, ainda bebês, foram abandonados na porta de uma igreja na Vila Hage.

Asta, como dito acima, não possui mana e é incapaz de usar magia. Yuno, por outro lado, possui magia forte e talento natural.

Finalmente na Cerimônia de Aceitação do Grimório – onde todas as crianças do reino de Clover, ao completar 15 anos, recebem seu Grimório pela primeira vez – Asta não recebe nenhum Grimório. 

Já Yuno recebe um Grimório lendário com uma insígnia de um trevo de quatro folhas.

Com isso, Asta declara rivalidade contra Yuno e a história se desenrola.

Tá mas, o que é um Grimório?

Um Grimório é um item mágico que permite ao usuário usar magia e, como dito acima, são concedidos às crianças durante a Cerimônia de Aceitação do Grimório.

Esses itens também servem como registro de todos os feitiços de um mago. Conforme o dono amadurece, novos feitiços aparecem no livro.

Sem o Grimório, os magos podem usar magia, porém numa potência inferior do que quando estão com o item mágico.

Além de tudo isso, cada Grimório é unicamente de seu dono, portanto não podem usar outro. Com essa regra, após a morte do usuário, seu Grimório se dissolve.

Apesar das regras, Grimórios ainda podem ser vendidos em Mercados Negros por preços elevados, como o item mágico de Yuno, por exemplo.

Outro ponto a destacar é a característica única de cada Grimório. 

Essa varia de acordo com seu dono, como tamanho e espessura, bem como a cor da aura que emanam. 

Além disso, de reino para reino, as insígnias mudam. Os Grimórios do Reino Clover, por exemplo, tem insígnias de trevo e, o Reino Diamond, de diamante

E quanto a Asta?

Em Black Clover, um Grimório é quase (senão totalmente) essencial para um mago. Não ter um te torna uma piada, exatamente como vimos durante a Cerimônia de Aceitação do Grimório quando Asta não recebeu seu Grimório.

Contudo, nosso herói não desiste tão fácil e, mais tarde, recebe o antigo Grimório de Licht.

Esse item mágico não é tão famoso, mas é o Grimório Negro de 4 folhas que possui algumas espadas, das quais Asta tem posse de três.

A primeira delas é a Matadora de Demônios (o que torna Asta um predador natural de demônios). A segunda se chama Morador do Demônio e, por fim, a terceira é a Destruidora de Demônios.

Além de tudo, nesse Grimório reside um demônio (óbvio!). 

Magia de Asta

Asta não tem mana, o que não o permite manipular magia. Contudo, possui Anti-magia e não sofre os efeitos de enfraquecimento por não ter mana para ser drenada.

Não fosse a Anti-magia, Asta seria o mais fraco dos magos do reino de Clover.

De maneira mais bonita de dizer, suas três espadas se chamam Demon Slayer, Demon Dweller e Demon Destroyer.

Suas espadas, respectivamente, o permitem cortar magia e desviá-la, cortar magia e copiar o elemento mágico de seus aliados e, por fim, absorver e remover o efeito de qualquer feitiço.

A Anti-magia que Asta manipula vem do tal demônio no Grimório do qual o garoto ainda pode pegar os poderes emprestados e tomar uma forma quase demoníaca, aumentando seus poderes gradualmente. 

Deixando a parte técnica de lado, vamos às teorias.

Teorias

O fato de Asta ser órfão e ter sido abandonado em uma igreja da Vila Hage deixou os fãs com a pulga atrás da orelha, nos trazendo diversas teorias acerca da origem do garoto.

Cada teoria é mais louca que a outra, portanto, mãos à obra!

1 – Licht é pai de Asta e Yuno

Essa primeira teoria diz que Asta e Yuno receberam a magia da ressurreição dos Elfos, o que talvez comprove que a dupla são reencarnações do clã dos Elfos.

Antes de qualquer coisa, entenda que Licht tem mais de 500 anos anos e era um elfo, líder da Tribo Elfo. Entendido isso, vamos prosseguir.

A teoria ainda diz que Licht sabia que ia ser pai. Quando usou a magia da ressurreição, deve ter afetado seus dois filhos ainda na barriga de Tetia, os levando a ser reencarnados também.

Além de tudo, vale lembrar que Tetia é humana, desprovida de qualquer mana. 

Com isso, Yuno teria herdado a maior parte da genética do pai, obtendo seu talento natural na magia, enquanto Asta teria herdado a genética de sua mãe, obtendo zero talento natural na magia.

Essa teoria ainda diz que o primeiro Rei Mago teria encontrado Asta e Yuno ainda crianças e os deixado na igreja da vila Hages.

Isso faz algum sentido se considerarmos que o primeiro Rei Mago era irmão de Tetia, a esposa de Licht. 

Contudo, essa não é a única teoria circulando pela Web!

2 – Asta é filho de um demônio com um mago

Essa teoria, mais curta, diz que Asta é filho de um demônio com um mago, o que resultou em falta de mana pela combinação.

3 – Asta não é filho de Licht ou de algum demônio

Durante o confronto de Asta e Dante, um dos membros da Tríade Negra, no ataque à base dos Black Bulls, um trecho da origem de Asta apareceu.

Com isso, qualquer teoria que ligasse Asta e Licht em grau paterno foi quase totalmente refutada.

No confronto, Dante decidiu fazer Asta ver seu caminho e, nisso, vimos que os pais do garoto foram esfaqueados. Os rostos não são nítidos e a única coisa que vemos é que os pais de Asta foram apunhalados no peito.

4 – Asta e Yuno são irmãos?

A primeira teoria que apresentamos dizia que Licht é pai de Yuno e Asta, o que significa que ambos são irmãos, certo?

Além disso, o fato de terem sido abandonados na igreja da vila Hage juntos só aumentou as suspeitas.

Contudo, a diferença na origem de ambos crescia à medida que os dois se desenvolviam.

No mangá, por exemplo, foi revelado que Yuno tem linhagem real de uma família que governava o reino de Spade, e que fora abandonado devido a um ataque a sua família.

Nessa história, não há qualquer menção a Asta, o que deixa claro que a dupla não veio da mesma barriga.

Qual teoria está certa?

Depois de tudo, ainda é válido, talvez, pensar que Licht e Tetia são os pais de Asta se considerarmos que, por planos de Zagred, Tetia e os elfos foram massacrados.

Podemos pensar que Tetia fora esfaqueada e, dali, vimos essa cena durante o confronto de Dante e Asta.

Mesmo assim, dizer que Tetia é mãe de Asta é complicado, uma vez que, no trecho da origem de Asta, não vimos os rostos de seus pais e Licht não morreu esfaqueado.

Dizer que Asta é filho de um demônio com um mago é quase viável se lembrarmos que a Rainha Bruxa disse que Asta é um fruto de mutação

Contudo, a Bruxa supôs que Asta tem uma mutação que o faz não ter mana, permitindo que o garoto use Anti-magia à vontade. Filho de um demônio com um mago? Talvez sim, talvez não.

Voltando à especulação de que Licht é pai de Asta, a Rainha Bruxa sentiu uma fraca ligação entre ambos. Porém, não se tratava de outra coisa além da conexão pelo Grimório.

Confuso demais, não?

Conclusão

Essas foram algumas das teorias que rolam na Web sobre a origem de Asta, ainda incerta.

Como dito, é uma mais louca que a outra e chega a dar confusão nos miolos!

Contudo, no decorrer da obra, essas teorias vão ser confirmadas ou refutadas e até mesmo reformuladas.

Black Clover é um dos mangás Shonen mais conhecidos e, sem dúvidas, pelo carisma dos personagens e a determinação de Asta em se tornar o Rei Mago mesmo sem mana, merece mais e mais espectadores.

Leu até aqui? Que tal outro artigo?

Boku No Hero Academia: Mirio Recupera Seus Poderes?!

Novo Visual de Zombieland Saga é Revelado para a Segunda Temporada

https://blackclover.fandom.com/pt-br/wiki/Asta

https://www.supermangas.site/manga/black-clover/9454907

https://blackclover.fandom.com/pt-br/wiki/Licht